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Mensagem  saulo Ter Jan 27, 2009 5:14 am

Ratio de Frota

É importante perceber, antes de começar, que a nossa ratio (relação entre o número de naves), para ter sucesso, tem que evoluir constantemente com o universo em que jogamos, com os jogadores, com o estilo de cada um e claro, com os alvos.

Além disso, antes de começar a jogar é importante que se compreenda o RapidFire e como usar simuladores de combates. É também importante compreender que usarei números redondos para estas ratios. Compreender o conceito de fodder, e o poder individual de cada nave vai ajudar a compreender este guia muito melhor!


Siglas respectivas

* Naves atacantes:

Caças ligeiros - CL
Cruzadores - CZ
Naves de Batalha - NB
Destruidores - DS

* Naves de "suporte":

Recicladores - RC
Cargueiros - CP/CG

Vais descobrir que essas naves juntas formam um suporte/ataque base, entretanto, é importante relembrar que teres uma frota equilibrada, não a torna invencível.


Caças Ligeiros

CL formam o base do teu fodder, eles são uma grande força quando estão em grande número. Muitos têm demonstrado o seu incrível poder em números contra grandes frotas de NB.

O mais básico CL ratio é 10CL para 1NB.
Isto significa, que se tiveres 1000NB's, deves ter 10000 CL para te proteger.

Isto funciona muito bem, e vai produzir em muitos casos, uma poderosa frota. Mas uma frota composta apenas por CL's e NB's tem graves fraquezas. Especialmente contra frotas com maior fodder, ou frotas baseadas no rapid fire.

Eu gosto de pensar que 15 CL's : 1NB é um ratio muito mais eficiente, embora mais difícil de manter, vai beneficiar-te no jogo mais tarde, quando as pessoas tem grandes frotas de cruzadores.

Lembra-te: o fodder está lá para impedir que percas as NB's e os DS's, mas se alguém vier com uma frota de cruzadores e destruir o fodder todo as perdas serão enormes, e também as dele, mas vais descobrir que ele consegue ter um grande lucro ao crashar os teus caças.


Cruzadores

Os cruzadores são os essenciais destruidores de fodder, é o único uso que eu tenho para eles. Eu momentaneamente experimentei com uma mistura de CZ/DS infelizmente, a experiência falhou miseravelmente, devido ao facto de os CL's serem muito mais baratos que os cruzadores, em todo o caso um bom teste foi a mistura de 2CZ's para 1NB.


Destruidores

Adicionar destruidores não e muito importante, até começares a atingir o meio jogo, até teres os recursos para mover estes "porcos" de deutério por aí, eles não valem assim tanto. Assumindo que tens os recursos para os implementar na tua frota, eu sugiro que adiciones 5 CL's para a tua frota, por cada Destruidor.




A nossa frota atacante está assim neste momento:

20 CL's ---- 2 CZ's ---- 1 NB ---- 1 DS




Naves de Suporte

Adicionando naves de suporte, eu sugeria que mantivessem o número de cruzadores e cargueiros parecidos, portanto numa 1:1 ratio para CZ/CG ou uma ratio de 5:1 no caso de CZ/CP.


Para RC's, eu sugiro duas tácticas, ou mantens o teu montante de recicladores para reciclar a tua frota inteira ou 2RC's para 1NB ratio RC's, que deve ter os mesmos resultados.




A nossa ratio final parece-se com isto:

20 CL ---- 2 CZ ---- 1 NB ---- 1 DS ---- 2 CG ---- 5 CP ----- 2 RC's


Mais algumas habituais ratios:

10 CL ---- 5 CZ ---- 1 NB ---- 1 DS

50 CL ---- 1 CZ ---- 1 NB ---- 1 DS

0 CL ---- 10 CZ ---- 1 NB ---- 1 DS




Vais notar, ao longo do jogo que as frotas com grande fodder, mais facilmente e menos penosamente obtêm a vitória. Todavia, tens de ter cuidado. Balançar a frota é bom, mas adaptá-la para cada alvo ainda mais importante é. No final do dia interessa não se construíste 50,000 CL e 50NB's ou 800 DS e 6000 CZ's. Depende da tua voluntariedade de adaptar a um alvo a fim de obter lucro.


* Note-se que deixei os caças pesados e as sondas de lado, por achar que só têm utilidade numa fase avançada do jogo, fase essa em que o jogador já não precisa de um Guia como este.


1) Defesa Tartaruga

Este é o tipo mais comum, e o mais temido. Este é o tipo de jogador que irá contruir defesas em massa para tornar um ataque ao seu planeta não lucrativo, ou quase impossivel.

Embora o Ogame dizer "Irá sempre existir alguem com uma frota capaz de limpar as tartarugas", o que é principalmente verdade, na maioria das vezes os jogadores vao evitar atacar tartarugas, porque não há lucro, a não ser que seja pelo prazer de destruir as suas defesas. A defesa está lá para aumentar as perdas do atacante, assim fazendo o ataque menos lucrativo, e por isso é menos provavel que sejas atacado.

Tartarugas defensivas geralmente não atacam jogadores ativos, mas podem atacar inactivos com cargueiros, e em vez de construir frota, eles investem todos os recursos em minas e mais defesas. A maioria das tartarugas vão confiar todos os seus recursos minas elevadas e de vez enquando transferir recursos das 8 colónias para o planeta principal.

Se quiser ser uma tartaruga, que defesa devo ter?!

Não há resposta para esta pergunta. Dependendo dos teus pontos, deves tentar manter pelo menos 25% dos mesmos em defesa. Mais tarde, essa percentagem deve aumentar, dependendo da tua intenção em como queres as minas, tecnologias e outros edificios.

A razão porque acredito que 25% seja o número mágico, é porque a maior parte dos teus pontos "sólidos" (isto é pontos que não te podem tirar nunca) estarão feitos quando chegares aos 100k pontos.

Algumas das tecnologias mais tardias (Gravitação, altos niveis de propulsor de hiperespaço, minas em niveis superiores a 25, e nanites a nivel superior a 3) vão começar a ser usuais depois de passar a barreira dos 100k pontos. E antes disso se tens intenção de ser uma tartaruga solida e difícil de atacar, pelo menos 25% dos teus pontos devem ser defesa. Por exemplo vamos supor que tens 100k pontos, em defesa deves ter 25k pontos.



2) Tartaruga de frota/lua

Esta defesa requer algumas condições. Para ser possível a sua utilização, é necessária uma lua, e ter frota em fleetsaves constantes. Necessitas também de ter 8 planetas, e em cada um deles teres hangar para produzir um determinado tipo de naves. Por exemplo, deixas as minas a construir e vais fazendo naves de batalha, que ao fim do dia envias para a lua. Passado algumas semanas deste investimento, tens uma frota relativamente forte.

Vais tambem descobrir que com isto vais acomular grandes quantidades de deuterio, pois não moves a tua frota, há algumas coisas que podes fazer com o deuterio:

1) Trocar – Muito útil se tiveres bons parceiros de trocas. O top 50 de qualquer universo vai sempre precisar de deuterio para mover a frota, mesmo que seja com uma ratio de trocas fraca, é sempre melhor que ter no teu planeta parados.

2) Phalanxear – Podes assim procurar alguns alvos perto da lua lua e utilizares a frota para farmares, assim sempre vais gastando o deutério e obtendo algum lucro, além de que é sempre mais interessante do que trocar.



3) Defesa ideal.

As pessoas têm-se questionado acerca da defesa ideal, mas para isso não há resposta, assim como não existe uma frota ideal. Tudo tem a ver com condicionantes, tais como os teus pontos, o universo em que jogas, há quanto tempo jogas, ou até mesmo a tua aliança. Embora haja, claro, o problema do fodder. Caso te ataquem, vais precisar de ter um bom fodder, ou seja, defesas menores em maior quantidade para serem atingidas pelas naves enquanto as defesas mais pesadas continuam a atacar.


Lança Mísseis

Este vai ser o teu fodder básico. Estes podem vir a ser muito incómodos numa etapa mais tardia do universo, quando os jogadores se concentram mais em naves de batalha do que em cruzadores, que têm rapidfire contra estes. São também eficazes no início do universo quando existem jogadores que começam a atacar à sorte, sem naves a proteger os cargueiros que enviam.

Uma grande defesa deve ter 1000-2000 LM.

Pros – Um fodder muito barato
Cons – Demasiado fraco


Laser Ligeiro

Outro fodder básico para o principio. Geralmente as pessoas constroem mais destes do que Lança Mísseis uma ves que estes gastam um pouco de cristal, o que permite uma melhor gestão de recursos, além de que só Bombardeiros e Destruidores têm rapid-fire contra estes.

Uma grande defesa deve ter 2000-5000 LL.

Pros – Igualmente barato e permite melhor gestão dos recursos
Cons – Pouco mais forte do que os Lança Mísseis


Laser Pesado

Um destes custa o mesmo que 4 Lasers Ligeiros, e parece que os Ligeiros são mais eficazes. No entanto, Um destes consegue muito bem destruir um Caça Ligeiro por ronda, o que pode ser útil em caso de ataque com frotas com elevado fodder de Caças Ligeiros. A razão destes não serem muito usados é o seu elevado custo de Metal.

Uma grande defesa deve ter 100-250 LP.

Pros – É mais forte que Lasers Ligeiros, sofre pouco Rapid-fire, destrói um Caça Ligeiro por ronda.
Cons – É caro para o que faz, sendo melhor compra os Lasers Ligeiros


Canhão de Iões

As pessoas geralmente não apostam nestes, mas precisamos de tomar aqui uma decisão. Para ter uma defesa eficiente precisas de ter uma escala com todas as defesas, e um fodder eficaz. O Canhão de Iões, faz os dois. Apesar de ter um elevado custo de cristal para o poder de ataque que têm, recompensam-te com um elevado escudo, que é bastante eficiente quando começamos a lidar com frotas capazes de fazer HoFs, além de que o escudo é recuperado após cada ronda num combate.

Uma grande defesa deve ter 50-500 CI.

Pros – Escudo bastante forte
Cons – É caro e fraco em termos de ataque


Canhão de Gauss

Esta é a primeira das defesas pesadas. têm as características bastante equilibradas, em termos de armas, escudo e estrutura, o que faz dela uma defesa bastante importante em combates.

Uma grande defesa deve ter mais de 150 CG.

Pros – Bom balanço de caracteristicas.
Cons – Ligeiramente cara, e torna-se inútil contra frotas de fodder.


Canhão de Plasma

Aqui entramos finalmente nas grandes armas. Esta defesa consegue destruir tudo o que seja menor que um Destruidor apenas com um tiro, e oito destes sozinhos conseguem forçar um empate em caso de ataque de uma estrela da morte. Em grandes números, são praticamente imbatíveis.

Uma grande defesa deve ter entre 50-200 destes.

Pros – Melhor defesa do jogo e excelente contra naves grandes
cons – Caros e inúteis contra grandes frotas de fodder


Escudos Planetários

Estes são indispensáveis, não os construir seria um erro. Sejas que tipo de jogador fores, esta defesa é sempre importante, porque da maneira como os combates funcionam, esta defesa pode forçar um empate, e actuar como se fosse um enorme fodder


Pros – Excelente defesa
Cons – Não respondem com tiros


Mísseis

Sendo um jogador defensivo, o maior medo que se pode ter é ser atacado por Mísseis Interplanetários, e uma vez que estes são destruidos por um Míssil de Intersecção que são mais baratos, devemos ter uma boa reserva destes últimos.

Cerca de 20-40 Mísseis de Intersecção devem ser suficientes para te proteger, uma vez que os Interplanetários são bastante caros e ninguém gastaria os recursos necessários apenas para magoar a tua defesa, embora é claro que caso alguem queira mesmo destruir tudo o que tiveres, há pouco a fazer, a não ser é claro construir mais Mísseis de Intersecção... só que se estiveres offline, pode acontecer-te algo deste género:(aparece em alemao, e nao pus o link)


em caso de duvida:

http://board.ogame.com.pt/thread.php?threadid=195788
saulo
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