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Desenvolvimento rapido--- parte 2

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Mensagem  saulo Ter Jan 27, 2009 5:09 am

6. Tipos de ataques para jogadores mais avançados no jogo – Frota móvel



citação:
Quando
não há mais planetas para atacar num raio próximo do teu planeta
principal e tu não queres trabalhar mais com a lua e o phalanx ou
porque é muito caro ou porque simplesmente estás farto, chega a altura
de colonizar o oitavo planeta (espaço que salvaste para colonizar) e é
nesta altura que se vê a sua importância.



É tempo de colonizar um planeta próximo de novas galáxias e sistemas
solares mais longínquos: especialmente sistemas solares e galáxias com
muitos planetas para atacar e frotas para destruir. Certifica-te que a
tua nova colónia não fica ao alcance de phalanxs inimigos, ou então que
tens força suficiente para destruir as frotas dos seus donos. Coloniza
um planeta num sistema com muitos vizinhos – evita sistemas que tenham
colegas da tua aliança por perto – não deves partilhar com eles a mesma
zona de acção.

Primeiro, simplesmente faz a tua colónia, não precisarás de construir
nenhuns edifícios nela – irás destruir a colónia mais tarde. Depois
disso, espera alguns dias antes de partir para a acção e não movimentes
a tua frota para a colónia demasiado cedo. Espera para ver quem espia a
tua nova colónia e espia de volta. Fazendo isto, ficas com uma ideia de
quem espia mais a zona – se o jogador que espia não representar uma
ameaça para ti – ignora-o a princípio. Mais tarde poderás destruir a
sua frota para vingar as vezes que te espiou!

Eu prefiro esperar 2-3 dias, e penso que seja mais que suficiente esse
período. Mas se já fores um dos melhores do universo e estiveres no TOP
25, não esperes! Transfere a tua frota para a colónia e destrói todas
as frotas que puderes antes que os seus donos fujam com elas. Muitos
jogadores reconhecerão rapidamente quando alguém “grande” chega à zona
para destruir as suas frotas...

Se no entanto não fores nenhum jogador de TOP, espera e então transfere
a tua frota para lá. Leva deutério suficiente (muito importante!) e
cargueiros, não te esqueças de levar também recicladores e sondas de
espionagem que rapidamente entrarão ao serviço.

Os cargueiros irão transportar os recursos roubados e o deutério
manterá as tuas frotas móveis e activas. Ataca como se o fizesses no
planeta principal: espia e ataca. As melhores alturas para o fazeres
será por volta das 2 da manhã ou mais tarde ainda, isto porque as
probabilidades que o jogador que esteja a atacar se ligue entretanto e
faça fleetsave com a sua frota e recursos diminui.

Nesses casos, as tuas perdas centram-se no imenso deutério que usaste
para movimentar a frota até lá, enquanto que as dele são apenas algumas
defesas (se as tiver).

Passada uma semana de intensa acção, regressa com tudo para o planeta
principal e cria uma nova colónia noutro sistema solar distante...Se
salvaste duas colónias para este efeito, poderás ter duas dessas
colónias “móveis” a trabalhar ao mesmo tempo – movimenta a tua frota de
uma colónia para a outra quando apagares uma e colonizares
posteriormente outro slot.



7. Salvaguardando a tua Frota e recursos



citação:
Não, isto não quer dizer que tenhas de trabalhar com “savegames” no OGame
.



Para proteger a tua frota, primeiro terás de saber quanto tempo irás
estar desligado. Em muitos casos, será qualquer coisa como 20 horas por
exemplo.

Quando já souberes mais ou menos esse tempo, leva toda a tua frota
(recicladores também!), e coloca umas coordenadas como destino. Não
carregues para prosseguir! Olha apenas para o tempo total que durará a
viagem. Coloca a velocidade a 10% e repara como o tempo total de viagem
aumenta. Aumenta ou diminui a distância (coordenadas) ao local de
destino até o tempo total da viagem ser metade do tempo que vais estar
desligado. Supondo o exemplo das 20h, procuraríamos por um tempo total
de viagem de cerca de 9h50 a 10h30.

Apenas consideramos metade do tempo que estarás desligado, pois a frota
terá de fazer a viagem de ida e de volta, mas o tempo que precisas será
apenas de uma ida (metade do tempo) e não do tempo de ida e volta
(tempo total). Quando encontrares o tempo correcto, faz para
prosseguir. Nesta altura tens de decidir qual a missão que vais colocar
na frota. Uma vez que tens recicladores contigo, deverás ter a opção de
“recolher”. Escolhe esta missão para a frota e escolhe como destino o
CD das coordenadas, de seguida preenche a capacidade de transporte da
frota com os recursos que desejas salvaguardar – normalmente tudo
aquilo que tens. Não interessa se colocas todos os teus recursos na
frota para transportar – eles regressarão de qualquer forma com ela.

Se tiveres feito tudo correctamente, a tua frota regressará (com todos
os recursos que transportou...) e quando estiveres de novo ligado ela
estará novamente disponível no planeta de origem á espera de mais
ordens!

Enquanto a tua frota estiver a “passear” pelo universo, ninguém poderá
atacá-la, pois no OGame as frotas em movimento não podem ser
interceptadas. Porque é que salvarias a tua frota? Resposta simples:
para não ta destruírem enquanto estiver parada. Muitos jogadores
quererão com certeza os 30% de recursos que pagaste por ela, daí eles
tentarem destruí-la. Certifica-te que estás do lado correcto da cadeia
alimentar!

1ª - ACS (Alliance Combat System) - Vários jogadores reunirem as suas
frotas e atacarem-te com o propósito de destruição de frota e obtenção
de lucro (O ACS neste momento está disponível em todos os universos
menos no: Uni1 ; Uni2 ; Uni3 ; Uni4 ; Uni5 ; Uni10).

2ª - Passar o relatório de espionagem a um jogador mais forte que tu e o mesmo se deslocar para tentar crashar-te a frota.



8. Protegendo a tua Frota de Phalanxs



citação:
Obviamente,
chegará uma altura em que terás de enfrentar phalanxs inimigos que não
te permitirão manter a tua frota inteira durante muito mais tempo.



Nessa altura terás algumas opções:



1. Salvaguarda a tua frota com a missão “transferir”.

2. Constrói defesas suficientes.



8.1

Frotas em missão de transferência não são “encurraladas” por phalanxs,
isto porque apenas têm uma viagem de ida. Alguém que te espie com o
phalanx pode enviar a sua frota atrás de ti para te apanhar no teu
local de chegada, mas podes sempre pedir o regresso para evitar o
ataque!

Quando ele espiar o planeta para o qual a tua frota regressará, ele não
te verá a regressar com a frota, pois o phalanx não disponibiliza essa
informação – não se trata de nenhum bug é mesmo assim que o jogo está
feito!



8.2

Defesa: A vantagem das defesas é que custam menos que uma nave com a
mesmo poder em combate, para além de que as defesas quando destruídas
não deixam detritos e há 70% de hipóteses das defesas destruídas em
combate serem reparadas após esta. Para diminuir os lucros de um
jogador que te destruísse a frota, constrói defesas: “carne para
canhão” e algumas defesas poderosas!

Primeiro: “carne para canhão”: lança mísseis e lasers ligeiros são os
melhores nesta função. As hipóteses de atingir uma nave de batalha
tendo 49 lança mísseis é reduzida a 2%, mas por outro lado as tuas
naves de batalha poderão ripostar de volta aos atacantes sem serem
seriamente danificadas a não ser que o teu adversário tenha muita
sorte, isto graças aos lança mísseis – que não deixam detritos depois
da batalha na órbita do teu planeta – os atacantes perdem tempo/rondas
a disparar para eles enquanto a tua frota vai diminuindo a dele!

Se construíres pelo menos 10 lança mísseis ou lasers ligeiros por cada
uma nave de batalha tua, as hipótese da frota atacante a atingirem será
inferior a 10% - não é com certeza um alvo muito apelativo para
ataques, não é verdade?

Estou certo que muitos jogadores me odiarão por estar a escrever estas
frases pois a maior parte deles não gosta com certeza de estruturas
defensivas tais que inviabilizem um ataque bem sucedido a um planeta,
especialmente se os detritos formados depois do ataque não compensarem
as perdas.



9. A tua confissão de OGamer – tens liberdade de escolha!



citação:
Como é que te queres comportar no OGame?



Queres comercializar com outros jogadores?

Ou preferes atacá-los até eles se renderem perante a tua frota
vitoriosa? Queres espalhar o terror e o medo onde quer que a tua frota
se aproxime? Ou oprimir os outros? “One-Man Army” ou equipa de
“assassinos”? (aliados) Queres ser um “caçador de cabeças”?

O OGame dá-te uma imensa liberdade neste aspecto – e tu és livre para
escolher! Não és forçado a atacar – embora seja mais aconselhado para
os teus pontos caso o faças. Mas também quem se importa com os pontos
desde que se esteja a divertir?

Este capítulo do Tutorial serve apenas para te mostrar as possibilidades no OGame.



10. “Carne para canhão” e armas poderosas!



citação:
Precisarás de “carne para canhão” no “meio jogo” e quando estiveres mais avançado nele para reduzir as tuas perdas.



Quando me refiro a “carne para canhão” ou Fodder
refiro-me a caças ligeiros e aos lasers ligeiros, uma vez que o
objectivo deles é exactamente o de manter os tiros longe das tuas naves
e defesas mais caras.

Se 100 naves de batalha e 900 caças ligeiros combaterem contra 200
naves de batalha, as 200 perderão, pois não conseguirão concentrar o
seu poder de fogo nas naves de batalha adversária que são realmente as
que fazem maior parte dos estragos!

As 100 naves de batalha mais os 900 caças ligeiros ganharão e para além
disso, o jogador que as enviou conseguirá obter, através da reciclagem,
um pequeno lucro!

Cada nave escolhe ao acaso um alvo e dispara contra ele. Se tiveres 100
naves de batalha e 900 caças ligeiros, as hipóteses de acertar numa das
naves de batalha é reduzida a 10%, pois essa percentagem corresponde
exactamente á percentagem de naves de batalhas na frota inteira,
obrigando o teu adversário a esforçar-se muito mais para destruir Fodders (caças ligeiros neste exemplo) e conseguir de facto acertar nas grandes naves e defesas que se escondem por detrás deles.

Um canhão de plasma no meio de 999 lança mísseis terá hipóteses muito
pequenas de ser atingido e pode no entanto ser responsável por grandes
perdas do lado atacante se este atacar só com naves de batalha!

Esse canhão de plasma destruirá até 6 naves de batalha – uma a cada
ronda do ataque! Assim sendo, certifica-te sempre que atacas, de ver se
o teu inimigo tem Fodder:
nesses casos usa naves que tenham rapidfire contra ele! Por exemplo, se
ele tiver muitos lasers ligeiros os destruidores serão a melhor
escolha: um destruidor consegue destruir até 10 laser ligeiros por
ronda do ataque! Imagina como o Fodder pode ser destruído em apenas 1/2 rondas do ataque...



11. Como é que os pontos e as estatísticas são calculados



11.1

A quantidade de pontos que tu tens é muito simples de se calcular:
obtens 1 ponto por cada 1.000 de recursos que gastes em construções.

Por exemplo: uma Nave de Colonização custa 10.000 de metal, 20.000 de
cristal e 10.000 de deutério. Tudo junto dá um total de 40.000 recursos
que usarás na construção dela – concluindo que cada nave de colonização
que tenhas te da 40.000/1.000 = 40 pontos nas estatísticas.

Se perderes uma Nave de Colonização (se, por exemplo, colonizaste um
planeta com ela) perderás também essa quantidade de pontos que ganhaste
inicialmente na sua construção.

Daqui reparamos que naves e estruturas defensivas (assim como as
restantes construções) não são um investimento e ganho permanente de
pontos, pois cada vez que te destruam algumas nave ou defesas, ou mesmo
quando destróis edifícios, perderás o número correspondente em pontos
que investiste neles.

Assim sendo, sempre que destróis um upgrade a um edifício ou mesmo
quando destróis/abandonas colónias, os pontos investidos em ambos serão
descontados.

Só o caso dos investimentos nas pesquisas são permanentes, pois os
pontos ganhos assim que acabas uma pesquisa jamais te poderão ser
descontados, uma vez que não podes “desfazer” uma pesquisa que tenhas
concluído.



11.2

Os pontos de frota são ainda mais fáceis e simples de calcular que os
pontos “normais”: 1 ponto por cada nave que possuas – uma estrela da
morte contará tanto como um caça ligeiro ou satélite solar. Os pontos
de frota de um jogador apenas te dá conta da quantidade de naves que
ele possui, não te dando informações qualitativas sobre a mesma.



11.3

Semelhante aos pontos de frota, obtens 1 ponto por cada pesquisa ou
upgrade feito a uma – o preço dessa pesquisa é irrelevante para os
cálculos destes pontos.



11.4

Quanto ao Ranking de Alianças, são calculados como os pontos “normais”,
mas neste caso, todos os pontos de todos os membros que constituem a
aliança são somados e divididos por 1.000.

Ou seja: quando tiveres usado, por exemplo, 1.000.000 recursos para
construir qualquer coisa, receberás 1.000 pontos “normais” para ti e
contribuirás com 1 ponto para a tua aliança.
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